"É importante ter sonhos específicos" Randy Pausch
É importante sonhar. Mais importante é planejar e fazer, realizar os seus sonhos. Sonhar o que vai ser.
E para tanto às vezes é preciso ter sonhos específicos.
Sonhos específicos podem nos dirigir a metas, com cronogramas bem estabelecidos: responsáveis, prazos e forma de avaliação.
Sonhos específicos devem ser divulgados aos muito próximos; para não sonhar sozinho: sonhar em equipe sempre é mais efetivo, seguro e divertido.
Quando realizados, os sonhos devem ser amplamente divulgados não para a promoção pessoal ou da equipe que sonhou e realizou, mas para a ampla informação do feito em si, do fato que se tornou concreto, da possibilidade que se transformou em conquista, da trajetória, missão, propósitos, valores e visão.
Sonhos específicos podem nos conduzir pelos nossos desejos aos lugares e imagens objetivos por onde não trafegamos ainda, mas que poderemos atingir com coração, mente e alma: somos o que verdadeiramente sonhamos e desejamos, pois não nos limitamos a ser o que já fomos ou fizemos.
Se o determinante do sucesso pode ser em parte o que já praticamos, pensamos, refletimos, planejamos a maior determinante deste sucesso ainda pode estar por vir: na capacidade criativa, imaginativa e onírica.
O sonho pode ser o estado primordial da mente, e a vigília a modificação deste estado pelos estímulos externos que alimentam a mente. Mas a mente como o corpo não sobreviveria sem o sono restaurador e os sonhos...
Mas não se trata aqui de querer decifrar o significado de sonhos, mas de reconhecer a importância de sonhar física, psíquica e metaforicamente.
Desenvolver a capacidade de ouvir e escutar, ver e enxergar, olhar e antever envolve também imaginar. Imagem em ação: imaginação.
Nos nossos sonhos desenvolvemos a capacidade imaginativa ao recompormos forças latentes da vida: a vida não é só que já foi, mas reside no que é e principalmente no que ainda será.
Nosso currículo da vida não se limita, portanto ao que fizemos e podemos escrever no curriculum vitae, mas ao que sonhamos, desejamos e ainda faremos em vida o curriculum porvir é o verdadeiro e autêntico curriculum vitae. O que fizemos, já é passado, e tempus fugit, é curriculum mortis...
Carpe Diem nos remete ao futuro: o tempo que ainda vamos desfrutar!
E viva a vida!
O que seria da vida sem futuro, alegria, emoções e sonhos? Seria passado, presente e o real, concreto, ocorrido, sem o incerto.
O Homem é incerteza. Mais imprevisibilidade que previsibilidade. Força viva como um ramo de planta que muda a cor de suas folhas e até as perde e recupera do outono à primavera, ou de uma garrafa de bom vinho de guarda que pode desvelar novos prazeres a cada ano de espera.
Vida sem aroma, bouquet, vida sem tato, gosto e graça, vida sem sons e prazer, vida sem lágrimas? Vida sem visão e sentido?
O sentido maior da vida deve ser o futuro!
Vida é movimento...
Mover para crescer é sonhar, planejar e conquistar um futuro e um mundo melhor...
Depende de nós.
Só depende de nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário